Decorreu no passado dia 13 de janeiro, na presença do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Delgado, a inauguração do Serviço de Urgência da ULS Nordeste – Unidade Hospitalar de Mirandela.
As obras de requalificação agora realizadas estão integraras nas intervenções contratualizadas no âmbito do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes assinado a 5 de agosto de 2015.
Com vista à melhoria das condições assistenciais disponibilizadas aos utentes, em julho de 2016 teve então início uma significativa intervenção no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da ULS Nordeste – Unidade Hospitalar de Mirandela.
No entanto, a Câmara Municipal de Mirandela considera que não estão ainda reunidas as condições legais e práticas protocoladas com a ARS Norte e o Ministério da Saúde para o cumprimento do estatuto de Urgência-Médico Cirúrgica, nomeadamente no que diz respeito às valências médicas obrigatórias, recursos humanos e equipamento mínimo.
Continua a decorrer uma ação judicial interposta pela Câmara Municipal de Mirandela, no sentido de obrigar a ARS Norte e o Ministério da Saúde a cumprir plenamente o estabelecido no protocolo de atribuição do estatuto de Urgência Médico-Cirúrgica à Unidade Hospitalar de Mirandela, esperando-se para breve uma decisão do tribunal.
No âmbito desta visita o Secretário de Estado da Saúde afirmou a intenção de manter o serviço de Urgência Médico-Cirúrgica na Unidade Hospitalar de Mirandela.