“O azeite na alimentação alternativa e na inovação alimentar” foi o tema que esteve em debate na Tertúlia Azeitada, moderada por Fernanda Ferreira, que aconteceu, no dia 6 de Abril, no Museu da Oliveira e do Azeite.
O painel foi composto por especialistas e testemunhas da alimentação alternativa. O evento contou com a presença de Ricardo Brás, dentista, médico de medicina familiar e praticante da dieta Paleo, uma dieta com restrição de hidratos de carbono, Ana Luísa Lopes, estudante de Psicologia da UTAD nasceu com fenilcetonúria, o que a obriga a fazer uma dieta rigorosa, pobre em proteínas, Bruno Cruz, que quando descobriu que iria ser pai de gémeos, descobriu também que a esposa tinha um tipo de diabetes que a impedia de comer as sobremesas que tanto gostava, deitou mãos à obra e é neste momento proprietário da Meio Doce - Pastelaria Saudável.
Para falar de Inovação Alimentar este presente Maria Helena Chéu que falou de azeite e Eunice Silva, nutricionista, proprietária de um restaurante vegetariano e que produz uma broa com o melhor azeite e a melhor farinha de milho, de Trás-os-Montes.
Para animar a tarde, houve ainda lugar para uma encenação humorística protagonizada por Inês Figueiredo e ainda uma degustação de produtos.