A Câmara Municipal de Mirandela, a Junta de Freguesia de Torre Dona Chama e a Associação para a Defesa do Património Dona Flâmula, associam-se na celebração do 42.º aniversário do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, resultando, assim, um programa diversificado para o fim de semana de 20 a 21 de abril. A celebração deste dia passa, obrigatoriamente, pela consciencialização pública relativa à riqueza, vulnerabilidade, necessidade de continuidade do estudo, proteção e conservação do património cultural, desta feita direcionada ao riquíssimo património da antiquíssima vila de Torre Dona Chama, sem perder de vista o tema proposto pelo ICOMOs (International Council on Monuments and Sites) para este ano: Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta de Veneza.
Com uma História de milénios, Torre Dona Chama assistiu e experimentou inúmeras formas de governo (da pré-história, monarquia, república, aristocracia, feudalismo...), conflitos e guerras, com registos patrimoniais destes períodos e episódios, vertidos tanto materialmente como imaterialmente. O programa que se apresenta espelha esse longo e nobre percurso, desde a ocupação castrense de S. Brás, passando pela magnífica ponte e via romana, até ao início da Idade Contemporânea, com a conclusão da nova igreja de Nossa Senhora da Encarnação.
As inscrições gratuitas, mas obrigatórias, poderão ser feitas até 18 de abril através do e-mail postoturismo@cm-mirandela.pt ou do contacto telefónico 936 667 655.