Para além de embelezar a área urbana, a criação de espaços aprazíveis de lazer e repouso com sombras, de elevada importância para a climatização urbana, é um dos principais objetivos do projeto de reabilitação arbórea da cidade de Mirandela.
Com especial incidência no Parque do Império, nos jardins do Mercado Municipal e da rotunda do Emigrante, parte destas árvores vai substituir as palmeiras afetadas pela infestação do escaravelho-vermelho, um problema de nível nacional e europeu.
Este projeto de reabilitação arbórea, já em curso, está igualmente a criar novas zonas arborizadas (jardins da ESACT, na envolvente do cemitério novo de Golfeiras, da Zona Industrial e da nova ligação rodoviária entre a Av. Varandas do Tua e a Av. Camilo de Mendonça, entre outras).
Durante o período recomendado de plantio (entre os meses de outubro e início de maio) para espécies como Carvalhos, Áceres, Magnólias e Freixos, a Câmara Municipal de Mirandela já procedeu à plantação de cerca de 600 exemplares de médio e de grande porte.