A Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues na qualidade de anfitriã saudou, no passado dia 2 de março, o Conselho Consultivo da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI) que, presidida pelo Ministro Adjunto Pedro Siza Vieira, reuniu em Mirandela para um balanço do programa.
João Paulo Catarino, coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior informou que mais de metade das 164 medidas do Programa Nacional para a Coesão Territorial (60%), já estão concretizadas, sendo os efeitos concertados e esperançosos.
O ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira na conclusão dos trabalhos referiu que o plano de valorização do interior e incremento da coesão nacional são pilares estratégicos da governação, através de medidas de descriminação positiva para os territórios do interior.
De realçar que a UMVI foi criada em 2015, com o objetivo de propor medidas de desenvolvimento dos territórios, numa articulação da ação de vários Ministérios e dos seus serviços desconcentrados, bem como estruturar a conceção e a concretização do Programa Nacional para a Coesão Territorial, garantindo a coerência das atuações sobre o território. O Conselho Consultivo da UMVI é composto por um representante de cada Ministro, um representante da Associação Nacional de Municípios, um representante da Associação Nacional de Freguesias e um representante de cada uma das organizações sindicais e empresariais da Comissão Permanente de Concertação Social.