Preocupada com a sensibilização ambiental nos jovens, a autarquia mirandelense candidatou-se no Instituto Português da Juventude (IPDJ) ao Programa “Voluntariado Jovem Para a Natureza e Florestas” que foi aprovado.
Estão abertas as inscrições para os voluntários e podem inscrever-se jovens dos 18 e os 30 anos (inclusive) no web site do IPDJ e para qualquer dúvida ou esclarecimento devem dirigir-se à Loja Ponto Já, entre as 11h e as 17h, onde terão ajuda para efetivar a candidatura.
Por quinzena os jovens recebem 150 euros, no total serão 7 quinzenas, 4 jovens em cada um destes períodos. Este programa visa contribuir para o aumento da educação e sensibilização para a valorização do ambiente, de resiliência da floresta e de proteção contra catástrofes, para o aumento do conhecimento geral sobre a natureza e florestas, e dos serviços ambientais por eles prestados, por via de ações de inventário ambiental e recolha de outros dados para a ciência dos fogos e das florestas e para o apoio a operações de ordenamento florestal e proteção ambiental. Promove práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.