As instituições do Colégio Nossa Senhora do Amparo/Centro Social de Nossa Senhora do Amparo e Nuclisol Jean Piaget em Mirandela foram, esta semana, distinguidas como “Entidade Protetora”, com a atribuição do Selo Protetor.
Esta distinção traduz-se na assunção de políticas públicas e de práticas promotoras dos Direitos da Criança, distinguindo as entidades que implementem boas práticas neste contexto.
Conscientes da importância do trabalho e das boas práticas que as Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude (ECMIJ) do concelho têm desenvolvido e promovem a favor das crianças, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mirandela lançou o desafio às instituições, sendo este apenas o primeiro passo para a concretização e implementação de uma cultura colaborativa e preventiva com base nos princípios da governação integrada na área da infância e Juventude.
A promoção, proteção e defesa dos direitos humanos das crianças constitui um dos pilares fundadores do desenvolvimento e progresso das comunidades, sendo imperioso continuar a adotar medidas sobre a prevenção dos maus-tratos nas crianças e jovens a nível nacional.