São dois os programas de atividades para jovens que estão em curso no verão de 2019 no Município de Mirandela.
Já são cerca de 80 participantes que optaram por dedicar o seu tempo livre em prol da comunidade mirandelense, distribuídos pelos programas “Verão Jovem” da Câmara Municipal de Mirandela (CMM) e pelo programa “Voluntariado Jovem Para a Natureza e Florestas”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Com o principal foco no contacto experimental com a vida profissional, o programa “Verão Jovem” da CMM é destinado a adolescentes de idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos e com uma remuneração quinzenal de 60 euros. A decorrer desde o mês de julho, e com duração até ao final de agosto, os jovens previamente inscritos encontram-se a laborar em diversos serviços municipais tais como ambiente, desporto e arquivo. Novas inscrições poderão ser efetuadas nos Serviços de Educação (Edifício dos Magistrados).
O programa “Voluntariado Jovem Para a Natureza e Florestas”, para jovens entre os 18 e 30 anos, tem como objetivo a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas. Com duração até 30 de setembro, os jovens recebem por quinzena 180 euros. Ainda se encontram disponíveis inscrições através do website do IPDJ pelo endereço www.ipdj.pt
A Câmara Municipal de Mirandela considera que a ocupação dos tempos livres destas faixas etárias é um pilar essencial na formação pessoal, profissional e cívica.