O plano estratégico do município de Mirandela está cada vez mais atento às necessidades da população. No dia 1 de janeiro de 2019, com a adesão ao programa “Cartão Abem - Rede Solidária de Medicamentos” foram atribuídos mais 109 cartões, em comparação com o ano de 2018, e com o mesmo orçamento municipal, dando assim resposta a mais famílias e também assegurando toda a medicação por prescrição ao longo de todo o ano.
O protocolo assinado pela Câmara Municipal de Mirandela no final de 2018 com a Associação Dignitude para a implementação do “Cartão abem – Rede Solidária de Medicamento” permite e garante o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica. Esta rede solidária do medicamento tem por destinatários, em geral, os indivíduos beneficiários de prestações sociais de solidariedade, mas igualmente todos os que se deparem com uma situação inesperada de carência económica.
De referir que todas as farmácias do concelho de Mirandela aderiram a este programa, promovendo desta forma, uma verdadeira parceria solidária.