No Dia Mundial do Turismo, a aldeia de Suçães, em Mirandela, recebeu alunos de cursos de licenciaturas e mestrados relacionados com o Turismo, para estudarem potencialidades do território.
Com o tema "O Turismo Junta-se às Aldeias", a iniciativa da Câmara Municipal de Mirandela, em associação com a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT - IPB), do Instituto Politécnico de Bragança, assinalou a data, celebrada mundialmente a 27 de setembro.
Do programa constou uma visita a um lagar de azeite e a um olival, degustação de produtos, fabrico de pão, e ainda uma sessão de debate composta por um painel de especialistas, com vista à discussão sobre os recursos endógenos como fator impulsionador do desenvolvimento ao nível local.
A ideia surge como forma de potenciar os recursos endógenos da região, criando nas aldeias uma espécie de sala de visitas, onde se pretende que os turistas possam saborear as mais variadas iguarias e viver de perto experiências, como a apanha da azeitona, que se aproxima.
No regresso à cidade, os alunos poderão redescobrir o Museu da Oliveira e do Azeite e assistir, na EsACT, à inauguração da exposição "Vale do Côa: Singularidades de um território.