O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Mirandela, a convite do Comando Distrital de Operações de Socorro de Bragança, aceitou o desafio “A Terra Treme”, o Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, tendo sido as instalações da APPACDM o local escolhido.
O exercício realizou-se em todo o país, no dia 9 de novembro, às 11 horas e 9 minutos, convidando, neste caso, a comunidade a executar os três gestos de autoproteção: Baixar, proteger e aguardar.
Em Mirandela, cerca de 150 crianças das escolas do primeiro ciclo de ensino participaram nesta ação de sensibilização que contou igualmente com os representantes do Comando Distrital de Operações de Socorro de Bragança, Serviço Municipal de Proteção Civil de Mirandela, Câmara Municipal, Polícia de Segurança Pública, GNR e Bombeiros Voluntários locais.
"A Terra Treme" é organizado anualmente pela Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), e visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de sismo.