
O mirandelense João Geraldo iniciou o seu percurso no Clube de Ténis de Mesa de Mirandela aos 6 anos de idade e foi campeão nacional individual em todos os escalões do ténis de mesa e campeão europeu e representante olímpico ao serviço da seleção nacional. Atualmente é o número 45 da classificação mundial.
O atleta mesa tenista aceitou o convite para se tornar embaixador da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) de Mirandela, que atualmente acompanha 22 atletas de 4 modalidades desportivas da região.
O UAARE é uma estrutura que concilia o sucesso escolar e desportivo dos jovens estudantes que pratiquem alguma modalidade desportiva na vertente competitiva. Na prática, o grupo de professores da UAARE de cada estabelecimento de ensino define uma estratégia de apoio e adaptação para que os alunos possam continuar o seu percurso. Esta estratégia pode passar por aulas de apoio em horários e dias que se adaptem à agenda do estudante, apoio de professores para que consigam acompanhar as matérias mesmo que estejam ausentes para provas e antecipação ou adiamento de testes.
Das escolas/agrupamentos elegíveis e ordenadas de acordo com o processo de apreciação e seleção, o Agrupamento de Escolas de Mirandela (AEM) foi considerado para assumir o estatuto de agrupamento associado à rede nacional do programa UAARE.
Em Mirandela, este projeto tornou-se possível pela parceria estabelecida entre a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas, a DGEstE - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.
Para além do investimento em equipamentos tecnológicos, que permite a facilitação da comunicação entre atletas e professores, a autarquia desenvolveu um trabalho de diplomacia entre o Agrupamento e as entidades desportivas do concelho.
A cerimónia da assinatura do compromisso de embaixador da UAARE decorreu esta tarde na Escola Secundária de Mirandela e contou com a presença do Executivo Municipal, de vários elementos da comunidade escolar, de dirigentes de clubes desportivos, atletas, do Secretário de Estado do Desporto, do Diretor Regional do IPDJ e do Coordenador Nacional das UAARE.