-
O que é a COVID-19?
COVID-19 é o nome, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2, que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido confirmados casos em outros países.
-
O que são os coronavírus?
Os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar infeções nas pessoas. Normalmente estas infeções estão associadas ao sistema respiratório, podendo ser parecidas a uma gripe comum ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.
-
Porque foi dado o nome de COVID-19?
A Organização Mundial da Saúde atribuiu o nome, COVID-19, é o nome da doença que resulta das palavras “Corona”, “Vírus” e “Doença” com indicação do ano em que surgiu (2019).
-
Quais são os sinais e sintomas?
Os sintomas mais frequentes associados à infeção pelo COVID-19 são:
- Febre
- Tosse
- Dificuldade respiratória (ex: falta de ar)
Também pode surgir dor de garganta, corrimento nasal, dores de cabeça e/ou musculares e cansaço. Em casos mais graves, pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte.
Fonte: SNS24
-
Qual é o período de contágio?
O período de contágio (tempo decorrido entre a exposição ao vírus e o aparecimento de sintomas) é atualmente considerado de 14 dias. A transmissão por pessoas assintomáticas (sem sintomas) ainda está a ser investigada.
-
Qual é a diferença entre epidemia e pandemia?
Uma epidemia é quando uma doença ocorre com frequência invulgar numa determinada região e por um período limitado. Já a pandemia é uma epidemia que se alastra ao mesmo tempo em vários países.
Fonte: SNS24
-
Quais os serviços que posso encontrar na linha telefónica do SNS 24?
O SNS 24 reforçou a sua capacidade de resposta a diferentes níveis:
Serviço de Triagem:
- os algoritmos de triagem clínica foram atualizados para assegurarem um despiste adequado dos casos suspeitos de infeção por este novo coronavírus
- sempre que necessário são ativados os mecanismos de resposta de casos suspeitos, através do contacto com a linha de apoio ao médico da Direção-Geral da Saúde, onde se encontram médicos que validam, ou não, o caso
- se caso suspeito, são seguidas as orientações emitidas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente, ao nível do transporte, isolamento e diagnóstico
Serviço Informativo:
- o SNS 24 (808 24 24 24) tem disponíveis conteúdos informativos, validados pela Direção-Geral da Saúde e em coerência com as autoridades internacionais, para esclarecer a população.
Fonte: SNS24
-
Preciso de um médico. E agora?
O SNS24 é o contacto ideal para os casos suspeitos de COVID-19 porque encaminha os doentes para o local mais adequado. Este é o contacto mais importante e organizado.
Os centros de saúde estão preparadas para ajudar os seus doentes e usar o telefone é o meio mais correto para contactar com o médico de família nestes dias difíceis.
-
Existe uma vacina?
Atualmente não existe vacina contra o SARS-CoV-2. Sendo um vírus recentemente identificado, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento.
-
Qual é o tratamento?
O tratamento para a infeção por este novo coronavírus é dirigido aos sinais e sintomas que os doentes apresentam.
-
Os antibióticos são efetivos a prevenir e tratar o novo coronavírus?
Não, os antibióticos são dirigidos a bactérias, não tendo efeito contra vírus. O SARS-CoV-2 é um vírus e, como tal, os antibióticos não devem ser usados para a sua prevenção ou tratamento. Não terá resultado e poderá contribuir para o aumento das resistências a antimicrobianos (antibióticos).
-
Como se transmite?
A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.
Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.
As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.
-
Alertas Sonoros
-
Alojamento
-
Apelo Animais
-
Apelo à População
-
Apoio a Crianças
-
Apoio aos produtores locais
-
Cafe Memória On-line
-
Centro de Testes Covid-19
-
Centro de Triagem
-
Coloque as Luvas, Máscaras e Lenços no lixo
-
Costureiras Solidárias
-
Desinfeções
-
Desratização
-
Distribuição de Computadores
-
Isolamento
-
Kits de Emergência
-
Linha de Apoio ao Empresário
-
Município isenta pagamento do valor total da ...
-
Mupi 1
-
Mupi 2
-
Mupi 3
-
Mupi 4
-
Plano de Desinfeção
-
Plataforma Mirandela & Agricultores