Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso escolar - PIICIE
O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar é uma medida contratualizada no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial das Terras de Trás-os-Montes que prevê a implementação de medidas que permitam melhorar os indicadores relativos ao insucesso e abandono escolar.
O Plano assenta em três pilares: família, escolas/professores e comunidades.
O PIICIE-TTM assenta no trabalho colaborativo e em rede entre a CIM-Terras de Trás-os-Montes, Municípios, Agrupamentos Escolares e outros parceiros institucionais. Pretende-se com a implementação do PIICIE reforçar esta rede colaborativa na convicção de que só com a cooperação e o empenho de todos é que o sucesso escolar registará valores positivos impulsionadores do desenvolvimento económico e social da região.
O PIICIE expressa uma vontade estratégica da região em reforçar a atuação junto da comunidade educativa de forma a alterar a realidade que caracteriza as terras de Trás-os-Montes ao nível do insucesso e do abandono escolar no território. O objetivo é atingir valores abaixo dos 6% na taxa de retenção e desistência no ensino básico e alcançar os 15,2% no ensino Secundário. Este plano tem como meta mínima atingir cerca de 3 mil alunos, num universo de 11 mil que frequentam as escolas públicas da região.
No terreno estão 22 projetos, 7 de dimensão supramunicipal– transversais a todos os municípios- e 15 promovidos pelos municípios.
Consulte aqui o folheto explicativo do PIICIE das Terras de Trás-os-Montes.
Projetos
Fichas Técnicas
Designação do projeto | Hoje há Escola /Retorno à Aprendizagem
Código do projeto | NORTE-08-5266-FSE-000115
Objetivo Principal | Criar um gabinete de Mediação/mais especificamente uma Equipa Multidisciplinar para fazer a interface com a comunidade/ comunidade escolar para promover o sucesso escolar.
Região de intervenção | NUT III Terras de Trás-os-Montes
Entidade beneficiária | Câmara Municipal de Mirandela
Data de aprovação | 08-02-2018
Data de início | 01-04-2019
Data de conclusão | 31-12-2021
Custo total elegível | 231 352 ,22euros
Apoio financeiro da União Europeia | 196 649,39euros
Apoio financeiro público nacional/regional | 34 702,83euros
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
- Promover o sucesso escolar e intervir no abandono precoce e insucesso escolar, acionando metodologias e respostas orientadas para a integração socioeducativa, igualdade de oportunidades nos processos de aprendizagem e desenvolvimento integral das crianças e jovens;
- Envolver os pais / encarregados de educação na vida escolar dos educandos;
- Capacitar os encarregados educação/pais para percursos educativos de sucesso;
- Diminuir os casos de indisciplina em contexto escolar;
- Promover atividades relacionadas com a inovação pedagógica e ambientes de aprendizagem e aprendizagens não formais e informais;
- Promover o retorno à aprendizagem dos cidadãos com baixo nível de escolaridade e o acesso dos mesmos a percursos de qualificação atendendo às suas necessidades, motivações e expetativas.
Designação do projeto | Um Outro Olhar para o Conhecimento / Aprendizagem
Código do projeto | NORTE-08-5266-FSE-000114
Objetivo Principal | Desenvolver atividades extracurriculares para promover o sucesso escolar.
Região de intervenção | NUT III Terras de Trás-os-Montes
Entidade beneficiária | Câmara Municipal de Mirandela
Data de aprovação | 08-02-2018
Data de início | 01-04-2019
Data de conclusão | 31-12-2021
Custo total elegível | 169 851, 28euros
Apoio financeiro da União Europeia | 144 373,58euros
Apoio financeiro público nacional/regional | 25 477,7euros
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
- Promover o sucesso através de apoios complementares ao contexto escolar, que contribuam para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais, científicas, culturais e artísticas, bem como as atitudes perante a escola: dinamizar atividades extracurriculares;
- Incentivar o desenvolvimento da criatividade e espírito empreendedor, despertando a capacidade de tomar decisões; aumentar a autoestima dos/as alunos/as e as competências pessoais e sociais; reforçar o trabalho colaborativo nas abordagens à promoção do sucesso escolar e criar condições para a inovação pedagógica.