Em contraciclo, o setor terciário tem aumentado a sua representatividade registando, no mesmo período, um aumento de cerca de 90%.
Esta terciarização da economia é ainda mais evidente na freguesia de Mirandela, com 82% da população a exercer atividade no setor terciário e apenas 2% no setor primário.
O setor terciário concentra-se, essencialmente, na sede de concelho e contempla os serviços, a administração pública, a educação e a saúde. A população que este setor emprega, concentra-se sobretudo no centro urbano, uma vez que é aí que está concentrada a grande maioria dos serviços públicos bem como as atividades comerciais. O comércio por grosso está vocacionado essencialmente para os produtos agrícolas ou para a agricultura, géneros alimentícios, bebidas e materiais de construção. São, quase exclusivamente, as pequenas empresas que dominam o comércio. Este setor tem vindo a destacar-se enquanto fator de desenvolvimento do concelho, estando maioritariamente representado pelo setor público e suas repartições.