Plano Operacional Municipal (POM) 2021
Aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta (CMDF) de Mirandela em abril de 2021.
A operacionalização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), em particular para as ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1.ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio, concretiza-se através do Plano Operacional Municipal (POM), que particulariza a execução destas ações.
O POM contempla os seguintes parâmetros:
- MEIOS E RECURSOS
A organização de um dispositivo que preveja a mobilização preventiva de meios deve atender à disponibilidade dos recursos, de forma a garantir a deteção e extinção rápida dos incêndios, antes que estes assumam grandes proporções.
- DISPOSITIVO OPERACIONAL DE Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI)
A definição prévia de canais de comunicação e procedimentos de atuação das várias forças e entidades do SDFCI, contribui para uma melhor e mais eficaz resposta de todos à questão dos incêndios florestais.
- SECTORES TERRITORIAIS DE DFCI E LOCAIS ESTRATÉGICOS DE ESTACIONAMENTO (LEE)
O zonamento do território em sectores territoriais de DFCI constitui uma medida fundamental à adequada planificação e execução das ações de vigilância e deteção, 1.ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.
Os sectores territoriais de DFCI definem parcelas contínuas do território municipal às quais são atribuídas, no âmbito da CMDF, responsabilidades claras quanto às ações referidas anteriormente.
Os locais estratégicos de estacionamento (LEE), integrados na rede de vigilância das redes municipais, distritais e regionais de DFCI, constituem pontos no território onde se considera ótimo o posicionamento de unidades de 1.ª intervenção, garantindo o objetivo de máxima rapidez nessa intervenção e, secundariamente, os objetivos de vigilância e dissuasão eficazes.
- CARTOGRAFIA DE APOIO À DECISÃO (CAD)
Para consulta é favor contactar o Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara Municipal de Mirandela.
Gabinete Técnico Florestal
Cidália Pinto
Telefone: 278 200 200
E-mail: gtf@cm-mirandela.pt