Carcaças e meias carcaças refrigeradas, sendo a idade de abate dos animais aos sessenta dias, obtidos a partir de animais da Raça Serrana, filhos de pai e mãe inscritos no Registo Zootécnico ou no Livro Genealógico da Raça Serrana. Mantém a forma tradicional de maneio que confere à carne características organolépticas diferenciadas.
O uso da Denominação de Origem obriga a que a carne seja produzida de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, a identificação dos animais, o saneamento e a assistência veterinária, o sistema de produção, a alimentação, as substâncias de uso interdito e as condições a observar no abate e conservação das carcaças.
Comercialmente apresenta-se em carcaças ou hemicarcaças. A rotulagem deve cumprir os requisitos da legislação em vigor , mencionando também a Denominação de Origem. O Cabrito Transmontano deve ostentar a marca de certificação aposta pela respectiva entidade certificadora.
A área geográfica de produção abrange os concelhos de Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Valpaços e Murça.
Agrupamento de Produtores:
CAPRISSERRA-Cooperativa de Produtores de Cabrito da Raça Serrana
Apartado nº 82 - 5370 MIRANDELA
Tel : 278 265 465 / Fax: 278 265 116
Organismo Privado de Controlo e Certificação:
SATIVA – Desenvolvimento Rural, Lda.
Rua Robalo Gouveia, n.º 1 – 1ª - 1900 – 392 LISBOA
Tel: +351 217 991 100 / Fax: +351 217 991 119
E-mail: am@sativarural.pt