Elementos | |
---|---|
Teatro - A visita |
SOBRE O ESPETÁCULO
Um espectáculo construído com linguagem teatral experimental, que tem como base dramatúrgica os elementos da tradição rural. O espectáculo usa a memória da cultura do mundo rural, o universo poético do popular utilizando a ficção do teatro contemporâneo. Costumes, lendas, falares, cantares e a ficção poética que revela o universo do imaginário de um homem esquecido numa aldeia de Portugal.
A história imaginada de, António, sobrevivente numa aldeia deserta. A memória desse António, testemunho do vazio. António abandonado, aquele que ficou esquecido. A terra deserta, a tradição deserta. A identidade esquecida.
A história deste homem começa quando ele, António, visita seus parentes mortos, como se ainda presentes estivessem. Conversa com eles, relembra histórias, fala da terra, das gentes, diverte-se, ri, canta, reza, chora… e pouco a pouco, vai transmitindo com crueza uma realidade que, mesmo sendo insólita, inventada pela poética, transmitida no teatro como ficção, ela é real, e alastra-se devorando gentes e terras do mundo rural. António, mesmo sem ser explícito, denuncia a perda da nossa identidade cultural, no conflito entre a tradição e a modernidade. O drama de um homem que ficou esquecido numa aldeia deserta, pode simbolizar o deserto de tantos homens, numa sociedade que se distancia, cada dia mais, do próprio homem.
António, é feito de memórias, sonhos, saudade, raiva e vontade. A luta patética que trava com o invisível da própria vida, a comédia e a loucura da sua resistência, são os principais condimentos utilizados na construção desta dramaturgia.
INTERPRETAÇÃO
Pedro Giestas
FICHA TÉCNICA
Texto e Encenação: Moncho Rodriguez
Espaço Sonoro: Narciso Fernandes
Execução de Figurinos: Marília Martins / Lurdes Dourado
Cenário e Adereços: Lino Gonçalves / CCPL
Desenho de Luz: Ramon Barreto
Interpretação: Pedro Giestas
Coordenação de Pesquisa: Ana Gonçalves
Apoio na Pesquisa: C. M. Montalegre
Operação de Luz e Som: Miguel Marques
Fotos: Pitães
Produção: Teatro Invisível / ACNF
Co-Produção: CCPL
Imagem: Rui Cancela
BILHETES
À venda na bilheteira do Centro Cultural de Mirandela
Preço: 5 euros
M/12
🎟 Horário da bilheteira do CCM: das 14h às 17h / no dia do espetáculo a partir das 20h.
ℹ O evento decorrerá sob as orientações da Direção Geral de Saúde.