Elementos | |
---|---|
Sons da Quaresma 2022 |
Sons da Quaresma - Igreja da Misericórdia de Mirandela - 6 sábados da Quaresma // 6 concertos de música de câmara
A Quaresma e o Tempo Pascal fazem parte de um importante período concernente à vivência das festividades cíclicas análogas à religiosidade do nosso povo. Um pouco por todo o Portugal, encontramos diferentes costumes e tradições que definem e afirmam essa religiosidade. Para além do plano sagrado, essa expressão da Fé, vivida através dos ritos católicos e perpetuada no nosso imaginário coletivo, reflete traços indissociáveis da nossa cultura, assumindo diferentes roupagens e manifestações que, ao longo dos tempos, foram dando corpo a um riquíssimo e diversificado património. Essa riqueza, expressa através de pinturas, esculturas, joalharia e outras manifestações artísticas – tanto de natureza erudita, como popular –, sempre permitiram um maior envolvimento do homem na sua vivência do mistério do sagrado, nomeadamente, através da força doutrinal da iconografia, poder do símbolo e força da beleza.
A música enquanto componente ritual do ofício religioso ou da expressão da Fé e tradição, revela-se, simultaneamente, uma experiência estética e artística. Um património imaterial que a Câmara Municipal de Mirandela, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, procura preservar e valorizar através de um ciclo de música de câmara que promete reconduzir o público às raízes e alma de um povo e da sua cultura.
Ao longo dos seis sábados da Quaresma, o ciclo “Sons da Quaresma” animará as tardes da cidade, levando à Igreja da Misericórdia de Mirandela, através de um conjunto de grupos e ensembles, a experiência do cântico gregoriano, da polifonia portuguesa, da música barroca, mas também dos sons tradicionais portugueses associados à época da Quaresma e da Páscoa.
Este ciclo de música de câmara reflete uma aposta numa programação que proporciona uma maior oferta e diversidade de concertos deste âmbito.