Elementos | |
---|---|
EscarpArte - Apresentação na Freguesia de Passos |
Projeto Escaparte vai envolver a população local com ações de sensibilização e mostra de resultados dos estudos de arte rupestre na Serra de Santa Comba
Considerada como a maior concentração portuguesa de pintura rupestre, datáveis do quarto e terceiro milénios a.C., as escarpas da Serra de Santa Comba, em Mirandela, têm vindo a receber estudos de arte rupestre.
O projeto denominado de “EscarpArte: Sentir as Escarpas da Serra de Santa Comba. Uma viagem de sete mil anos” vai permitir a preservação do património cultural arqueológico e a conversão do património da Serra de Santa Comba num ponto turístico visitável de relevo internacional.
Dentro dos limites do concelho de Mirandela, esta serra possui uma área com cerca de 3000 hectares e três elevações de realce, sendo elas o Alto do Soalheiro (freguesia de Passos) o local mais elevado, a 946 metros de altitude, seguindo-se o Alto do Orelhão (freguesia de Lamas de Orelhão) com 932 metros e o Alto do Colado (freguesia de Franco) com 883 metros de elevação.
Com o objetivo de envolver a população local, o consórcio do Escarparte, no qual integra a Câmara Municipal de Mirandela, irá promover sessões de sensibilização e apresentação de resultados nestas três freguesias do concelho de Mirandela, iniciando-se no próximo dia 6 de março, pelas 15 horas, na sede da Junta de Freguesia de Passos.