No âmbito do 28.º aniversário de elevação a vila e do 730.º aniversário da atribuição do primeiro foral de D. Dinis a Torre de Dona Chama decorreram nesta localidade um conjunto de iniciativas de grande simbolismo e com intervenientes de grande qualidade.
As comemorações decorreram no dia 2 de julho e tiveram início logo de manhã com o hastear da bandeira na sede da Junta de Freguesia, prosseguiram com a atribuição do nome de uma rua ao escritor torriense Nuno Nozelos, uma justa homenagem a uma individualidade incontornável da cultura nacional e o Encontro Internacional de Mascarados que tem vindo a crescer resultando num bonito espetáculo que remete para as tradições ancestrais de Torre de Dona Chama.
Da parte da tarde, essas mesmas tradições estiveram em debate no edifício Galeria com um painel de luxo em que intervieram o Presidente da Junta de Freguesia de Torre de Dona Chama, Dr. Fernando Mesquita, o Presidente da Associação Dona Flâmula, Dr. António Raimundo, o professor e etnógrafo Professor Doutor Alexandre Parafita, a socióloga Dra. Patrícia Cordeiro e o Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Eng. António Almor Branco.
Foi também apresentada a exposição de fotografia e filme “Festa dos Caretos, dos Rapazes e Santo Estevão de Torre de Dona Chama”, patente no edifício Galeria até ao dia 2 de setembro.