No passado dia 3 de maio, realizou-se uma queimada numa parcela de terreno considerada piloto, localizada perto da Ribeira das Carvas, Vimieiro, com o objetivo de implementação de um estudo sobre o uso das técnicas tradicionais de fogo e pastoreio na gestão dos espaços abertos de montanha. Este ensaio é da responsabilidade do Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior Agrária (IPB-ESA), no âmbito do projeto “Open2preserve” e é financiado pelo Fundo Social Europeu.
A queimada foi efetuada pelo Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro de Mirandela (GIPS), contando também com a participação de um elemento (operacional de queima) dos Bombeiros Voluntários de Mirandela, em parceria com a Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil-Gabinete Técnico Florestal (SMPC-GTF), no âmbito da realização de queimadas extensivas sem custos para o requerente.
Da parte do IPB participaram os docentes e investigadores Marina Castro, responsável pela participação do IPB neste projeto e João Paulo Castro, membro da equipa.