No âmbito da campanha "Educar para uma economia circular", promovida pela empresa Resíduos do Nordeste e em parceria com a Câmara Municipal de Mirandela, encontram-se disponíveis, baldes para recolha de biorresíduos, destinado a moradores de habitações em altura (apartamentos). Estes recipientes têm como finalidade permitir o transporte deste tipo de resíduos orgânicos até ao compostor comunitário, localizado no Parque Dr. José Gama, junto ao campo de ténis.
Por cada habitação será entregue um balde, mediante manifestação de interesse, no gabinete de Ambiente (edifício dos antigos Serviços Municipalizados de Água - SMA), e preenchimento dos dados necessários, encontrando-se limitado ao stock existente.
A compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica. Consiste na decomposição dos resíduos domésticos por acção de microrganismos que na presença de oxigénio, originam uma substância designada composto. O composto que se obtém no fim do processo poderá ser utilizado como adubo, uma vez que melhora substancialmente a estrutura do solo. O composto possui fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar os organismos patogénicos que perturbam o solo e as plantas.
Consulte o Guia de Compostagem para mais informações.