Após denúncias da população à Câmara Municipal de Mirandela e à Polícia Segurança Pública (PSP), dando a conhecer que um pónei e uma égua se encontravam num terreno, presos por uma corda e sem nenhum tipo de abrigo, os dois animais, vítimas de negligência, foram recolhidos pela Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino - AEPGA.
Após várias tentativas por parte das autoridades locais para uma mudança de atitude dos proprietários para as condições de bem-estar animal, foi decidido recolhê-los para averiguar melhor a sua condição física e sanitária, proporcionando-lhes ainda melhores condições de alojamento.
Na ação de recolha, acompanhada por agentes da autoridade policial e pelo Serviço Municipal de Veterinária, os dois animais foram observados por técnicos da AEPGA e transportados para o Centro de Acolhimento do Burro, em Pena Branca, no concelho de Miranda do Douro.
A AEPGA e o Município de Mirandela, após o período legal de recolha, depois de concluídas as diligências adequadas junto dos alegados proprietários e logo que estejam reunidas as condições físicas ideais e de domesticação destes animais ainda jovens, irão proceder ao estabelecimento de um protocolo para o seu acolhimento adequado e eventual adoção.
Em comunicado, a AEPGA agradece aos habitantes de Mirandela, à Câmara Municipal e às autoridades locais pela pronta intervenção na melhoria das condições de vida do Tua (pónei) e da Mirandela (égua).
O Município de Mirandela continuará a acompanhar a evolução do caso do Tua e da Mirandela.