Foi assinado, na manhã de 04 de maio, pela Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues, o auto de consignação da obra de reabilitação e requalificação de Escola Básica Luciano Cordeiro, cujo prazo de execução é de 365 dias.
À semelhança das requalificações ocorridas, durante os últimos quatro anos, na Escola Secundária, do Convento e do Fomento, a obra de reabilitação da Escola Básica Luciano Cordeiro visa igualmente aumentar as condições de segurança e conforto de toda a comunidade escolar deste estabelecimento de ensino. Desde 2017 o volume total de investimento nestas intervenções, já executadas, ascende a 5 milhões de euros.
O projeto, elaborado pela Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, contempla o revestimento de fachadas, a substituição de caixilharias e pavimentos interiores, a remodelação de instalações sanitárias com adaptação para pessoas como mobilidade condicionada, a requalificação de estruturas elétricas e substituição de luminárias, a instalação de sistemas de aquecimento e extração de ar, a requalificação do Bufete e ampliação do Refeitório, restauros do reboco e outras remodelações nos balneários, requalificação do pavimento do Campo Desportivo, a instalação de cobertura do percurso pedonal entre a Portaria e os Blocos de Aulas e outros arranjos nos espaços exteriores de circulação.
O investimento, totalizado em cerca de 2 milhões de euros, conta com um cofinanciamento por parte do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 50 por cento, sendo expectável que a comparticipação possa atingir os 85 por cento.
Para a presidente da autarquia, esta importante empreitada permitirá servir os docentes e trabalhadores, mas, principalmente a atual geração de estudantes e as gerações futuras, nas próximas décadas.
A cerimónia, decorrida neste estabelecimento escolar, contou com uma prestação musical pela Orquestra Energia de Mirandela.