A política animal desenvolvida pelo Município de Mirandela tem como objetivo, através da realização de medidas que promovam a qualidade de vida e o bem-estar animal, o respeito pelos animais, o seu tratamento responsável e digno.
Implementado no concelho de Mirandela, o programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED) é um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas silvestres. O processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador. Sempre que possível, os animais adultos dóceis e as crias que ainda estejam em idade de socialização são retirados das colónias e encaminhados para adoção.
Nesse sentido os Serviços de Veterinária da Câmara Municipal de Mirandela, enquanto estrutura orgânica responsável pela área de bem-estar animal, tem vindo a trabalhar em estreita articulação com a ADAN, cuidadores das colónias de gatos existentes no concelho, com a qual está a ser conjuntamente desenvolvido o programa CED (modelo piloto), tendo em vista o acompanhamento e o controlo da população felina errante.