Câmara Municipal promove reforço na profissionalização dos Bombeiros Voluntários de Mirandela e de Torre de Dona Chama
Num trabalho partilhado entre a Câmara Municipal, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC/Comando Sub-regional das Terras de Trás-os-Montes) e as Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do concelho, o território passará a contar com mais duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), uma nos Bombeiros Voluntários de Mirandela e outra na corporação de Torre de Dona Chama.
Com o objetivo de reforçar a prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro à população e de defesa dos seus bens e animais, assim como na prevenção e combate aos fogos rurais, a autarquia constituiu estas duas novas equipas.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários e Cruz Amarela de Mirandela tinha já duas equipas constituídas desde 2021, com 10 operacionais, ficando agora com mais 5 profissionais.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torre de Dona Chama verá aumentado o efetivo profissionalizado de 5 para 10 operacionais.
Assim, após aprovação por parte da ANEPC, o concelho passará a totalizar 25 operacionais profissionalizados, financiados pelo Município e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
As Equipas de Intervenção Permanente asseguram o socorro e a emergência na área do respetivo concelho, e os bombeiros que as integram são qualificados e detentores de elevada especialização, com conhecimento em valências diferenciadas, o que lhes permite dar resposta adequada nas diferentes missões, em ocorrências cada vez mais exigentes e complexas.