"Junto à Terra" aproxima alunos do património natural do Vale do Tua. Zona ribeirinha de Frechas recebe, ao longo de dois dias, oficinas de campo que abordam a importância da sustentabilidade ambiental e da biodiversidade do território.
Durante dois dias, cerca de duas centenas de jovens das turmas de 8.º ano, de todo o concelho, participam numa oficina de campo, na aldeia de Frechas, que abrange várias áreas de conhecimento ambiental. A iniciativa do Parque Natural Regional do Vale do Tua, com o apoio da Câmara Municipal de Mirandela, procura criar nos jovens uma abordagem de sustentabilidade feita de atitudes, de mudança comportamental e de uma (re)valorização do território por força do contributo do património natural e dos serviços dos ecossistemas para a economia local e bem-estar da sua comunidade e população em geral.
O “Junto à Terra” (JaT) nasceu da estratégia definida pela EDP para mitigar o impacte na biodiversidade decorrente do aproveitamento hidroelétrico Foz Tua, sendo atualmente a continuidade assegurada pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua e pela Movhera. Assume-se como o instrumento de envolvimento da comunidade local capaz de trazer o Homem e a atividade humana à equação da conservação da natureza e da biodiversidade.