Câmara de Mirandela vai celebrar protocolo de cooperação para a reabilitação da ponte Eng.º Machado Vaz

28 Maio 2024

Construída na década de 70 e inspecionada em várias categorias entre 2021 e 2023 pela Câmara Municipal, a ponte Eng.º Machado Vaz carece de trabalhos de reabilitação global da estrutura. Através da celebração de um protocolo entre o Município de Mirandela, a Secretaria de Estado das Infraestruturas e a IP – Infraestruturas de Portugal, a autarquia garantiu um apoio financeiro de 85 por cento do valor do projeto e da execução da obra.

Em reunião com o executivo municipal de Mirandela, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, garantiu esta tarde a assinatura do despacho ministerial tripartido de forma a permitir que a IP - Infraestruturas de Portugal dê sequência ao protocolo de cooperação com a autarquia para a realização do projeto e da execução das obras de requalificação da Ponte Eng.º Machado Vaz.

Considerando a necessidade urgente de realização de trabalhos de beneficiação da Ponte Machado Vaz, que data da década de 70, tendo em conta a inspeção feita pelo Município de Mirandela àquela ponte, bem como uma avaliação estrutural feita no final de 2021, complementada por nota técnica de maio de 2023, que preconiza pela necessidade de se promover o reforço global da estrutura, de forma a adequá-la à regulamentação atual tendo os serviços técnicos da Infraestruturas de Portugal, S.A (IP) validado as conclusões mencionadas.

Estima-se que o projeto de tenha um custo a 300 mil euros, assumindo o município 15 porcento do mesmo, sendo a execução da obra financiada na mesma proporção percentual.

Conforme garantia do Secretário de Estado das Infraestruturas, o Governo irá emitir um despacho que autoriza a IP a assinar o protocolo de cooperação com o Município de Mirandela. Essa diligência administrativa deverá ocorrer já nos próximos dias.