Com o mote "𝐍𝐚̃𝐨 𝐚𝐛𝐚𝐧𝐝𝐨𝐧𝐞 𝐨 𝐥𝐢𝐱𝐨 𝐯𝐨𝐥𝐮𝐦𝐨𝐬𝐨 𝐧𝐚 𝐫𝐮𝐚", várias entidades juntaram-se à causa.
A Câmara Municipal de Mirandela, numa ação conjunta com várias entidades locais, deu início, na passada quarta-feira, dia 5 de maio, a uma campanha de sensibilização e consciencialização, dirigida a comércios e a toda a população, contra o depósito indevido de lixo volumoso, também conhecido como “monstros”, em espaços públicos.
A iniciativa, enquadrada na comemoração do Dia Mundial do Ambiente, contou com a participação da Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), da Resíduos do Nordeste, EIM e da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Nesta ação de sensibilização, a equipa percorreu várias ruas e comércios da cidade, reforçando ainda a necessidade da colocação dos resíduos nos locais corretos, bem como promover a angariação de novos participantes no programa “Separar para Valorizar Vai do começar” da Resíduos do Nordeste, que permite a recolha seletiva de resíduos, porta-a-porta e de forma totalmente gratuita.
A Câmara Municipal de Mirandela, disponibiliza, de forma gratuita, a recolha de monstros (frigoríficos, móveis, colchões, entre outros). O agendamento poderá ser efetuado, em dias úteis, para os contactos telefónicos 278 200 200 / 800 205 791. Estes resíduos volumosos podem ainda ser transportados e depositados, por particulares, nos Ecocentros de Mirandela e de Torre de Dona Chama (mais informações em https://www.cm-mirandela.pt/pages/540)
De acordo com o Regulamento de Gestão de Resíduos Urbanos do Município de Mirandela, com entrada em vigor a 13/07/2017, a deposição incorreta dos resíduos sólidos é punível com coima entre 25 euros e 14.816,60 euros (pessoas singulares e coletivas).