investimento da Câmara Municipal permite valorizar e reaproveitar o troço da antiga ferrovia entre Carvalhais e Romeu, desativado há 33 anos. A cerimónia de inauguração, decorrida a 1 de agosto, contou com a presença do Executivo Municipal e dos Presidentes de Juntas e Uniões de Freguesias de Carvalhais, Avantos e Romeu e Cedães.
Os municípios de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança uniram-se num projeto inédito intermunicipal, no Nordeste Transmontano, que envolve o aproveitamento do corredor ferroviário para uma ecopista e a reabilitação de estações e apeadeiros.
A requalificação da Ecopista do Tua - no concelho de Mirandela (entre as freguesias de Carvalhais e Romeu) -, representa um investimento total do Município de Mirandela de 900 mil euros, tendo sido financiados 400 mil euros pelo Turismo de Portugal.
O investimento consistiu na regularização de cerca de 13 quilómetros do leito do canal ferroviário e pavimentação, estabilização de taludes, instalação de guardas e sinalética.
Trata-se do reaproveitamento e a valorização da antiga linha ferroviária de ligação entre Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança, com 120 anos de existência e desativada em 1991.
O Município de Mirandela pretende ainda candidatar ao Turismo de Portugal a reabilitação e reconversão da antiga ponte ferroviária do Romeu, que permitiu o atravessamento da Ribeira da Açoreira a comboios, entre 1905 e 1991. O projeto de execução já existe e o custo estimado é de 700 mil euros.