Tradições, paisagens visuais e sonoras do território de Mirandela servem de inspiração para criação cinematográfica do projeto Montanha Mágica* 2024
Depois do sucesso das edições anteriores, em Vinhais (2019) e em Seia (2021), a RAMM - Residência Artística Montanha Mágica* regressa em 2024, tendo Mirandela como cenário.
Este é o resultado de uma parceria entre a EsACT-IPB e o Departamento de Artes da Universidade da Beira Interior - UBI, que envolve estudantes de ambas as instituições de ensino superior. Mais uma vez, os participantes terão oportunidade de viver uma experiência extremamente enriquecedora, tanto no plano criativo como pessoal, potenciada pela intensa troca de vivências com a comunidade local e pelo posterior debate dos resultados, no âmbito do Simpósio Montanha Mágica* Arte e Paisagem (www.montanhamagica.ubi.pt), a realizar em novembro.
Com o apoio da Câmara Municipal de Mirandela, o trabalho de documentação e preservação da memória coletiva, tradições e paisagens visuais e sonoras do território transmontano terá a orientação de docentes das duas instituições e do realizador transmontano Rúben Sevivas.