Mirandela atinge valores históricos no consumo de água. Autarquia apela redução do consumo da rede pública

06 Ago '24

O sistema que abastece a cidade de Mirandela registou, nos últimos dias, um consumo médio em período noturno de 250m3/h e, em hora de ponta 400m3/h (o equivalente a um consumo de 111 litros de água em apenas 1 segundo).

Este elevado consumo e a redução de caudal efetuado pela distribuidora em alta (Águas do Norte), por forma a garantir água potável a concelhos limítrofes, condiciona o enchimento de reservatórios na cidade de Mirandela, que, por sua vez, afeta com maior destaque zonas mais elevadas da cidade e a margem direita do rio Tua (Golfeiras).

As elevadas temperaturas e a grande afluência de pessoas ao concelho de Mirandela estão relacionadas com estas ocorrências.

Por forma a evitar situações de falta de água ou de pressão reduzida, como a ocorrida no passado dia 05 de agosto, a Câmara Municipal apela à racionalização de água, 𝐚𝐝𝐨𝐭𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐚𝐬 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐢𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐦𝐞𝐝𝐢𝐝𝐚𝐬:

- Não encha piscinas/tanques com água da rede pública;

- Utilize a água estritamente necessária, reduza o tempo de abertura de torneiras;

- Reduza o tempo dos banhos, opte por duches rápidos;

- Evite a lavagem de passeios e calçadas;

- Evite a lavagem dos automóveis;

- Opte por regas controladas e em períodos de menor exposição solar.