Novo Sistema de Regadio de Contins já se encontra em fase de testes

09 Ago '24

Encontram-se concluídas as obras de reabilitação e modernização do Regadio Coletivo Tradicional de Contins, na freguesia de Carvalhais. Esta área agrícola, com cerca de 41 hectares, torna-se essencial para a economia local e para a agricultura de toda a região transmontana, sendo conhecida pelas suas culturas hortícolas tradicionais.

É desta zona de Mirandela que a região transmontana e duriense se abastece de hortícolas tradicionais: couve-penca, cebola, alhos, alfaces, pimentos, tomates, alhos franceses e outros produtos.

A reabilitação e modernização do sistema de regadio, que incluiu a criação de 75 bocas de rega e um reservatório com capacidade de aproximadamente 4.300 m³ (4,3 milhões de litros de água), beneficiará cerca de 44 produtores.

A obra, que consistiu na captação, elevação e pressurização da água, foi um investimento de cerca de meio milhão de euros, financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020).