Unidade de Cuidados na Comunidade de Mirandela promove primeiro encontro de profissionais de saúde com intervenção comunitária

04 Out '24

Decorreu no dia 4 de outubro, a primeira edição do Encontro de Intervenção Comunitária da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Mirandela.

O evento teve lugar no Centro Cultural da cidade e foram abordadas áreas temáticas associadas à promoção da saúde e prestação e integração de cuidados à comunidade na Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE).

Os temas em discussão foram debatidos por profissionais da ULS do Nordeste com responsabilidade ao nível da gestão e integrados nas diferentes equipas multidisciplinares com intervenção na comunidade.

A UCC presta cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo, e atua ainda na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção.

A equipa da UCC é composta por enfermeiros, assistentes sociais, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas da fala e outros profissionais, consoante as necessidades e a disponibilidade de recursos.

O Município de Mirandela, enquanto entidade parceira nos cuidados de saúde e no âmbito das suas competências, impulsiona vários projetos de resposta às necessidades da comunidade. A Unidade Móvel +Saber +Saúde, o Cartão Abem, o programa de Ginástica e Hidroginástica Sénior e as variadas parcerias com diversas entidades foram alguns dos pontos mencionados pela Presidente da autarquia, Júlia Rodrigues, presente na sessão de abertura deste evento.