Saúde Mental em destaque: Tertúlia aborda desafios no combate ao estigma

24 Out '24

Consciencializar e combater o estigma em torno da saúde mental foram os principais objetivos da tertúlia realizada esta terça-feira, dia 22 de outubro, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Mirandela.

A iniciativa inseriu-se no âmbito das comemorações do dia Mundial da Saúde Mental 2024, numa organização conjunta entre o Município de Mirandela, a Equipa Comunitária de Saúde Mental Tua-Sabor, Associação Matiz e Santa Casa da Misericórdia de Mirandela.

Em Mirandela são vários os programas municipais dedicados à promoção da saúde e bem-estar da população do concelho:

🚚 A 𝐔𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐌𝐨́𝐯𝐞𝐥 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 "+𝐒𝐚𝐛𝐞𝐫 +𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞", que, desde junho de 2021, percorre diariamente o território, visa sensibilizar a população para outras dimensões da saúde, nomeadamente a literacia em saúde, saúde social, intelectual e emocional, tendo sempre por base o aconselhamento e encaminhamento necessário.

🫂 O programa 𝐂𝐮𝐢𝐝𝐚𝐫 𝐝𝐞 𝐐𝐮𝐞𝐦 𝐂𝐮𝐢𝐝𝐚 tem como finalidade proporcionar apoio emocional, partilhar sentimentos, trocar experiências e transmitir competências às pessoas que cuidam de familiares, vizinhos e amigos em situação de doença crónica, deficiência ou dependência, visando otimizar a execução das suas tarefas diárias.

☕ O 𝐂𝐚𝐟𝐞́ 𝐌𝐞𝐦𝐨́𝐫𝐢𝐚 consiste num local de partilha de experiências e suporte mútuo, destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores com acompanhamento de profissionais de saúde, de serviço social e o apoio de voluntários.