O concelho passará a contar com mais de 80 quilómetros de trilhos homologados.
O investimento, no valor de cerca de 50 mil euros, surge no âmbito da aprovação de uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural 2020 submetida pela União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa. Os trabalhos estão a cargo da empresa mirandelense Portugal NTN.
Para além dos seis caminhos pedestres já existentes, estão em fase de implementação três novos trilhos no concelho de Mirandela, nomeadamente o PR7 MDL - Trilho da Fraga do Diabo, o PR8 MDL - Trilho de Vale do Conde e o PR9 MDL - Trilho das Oliveiras e Amendoeiras em Flor.
A atual rede de percursos pedestres, homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), abrange 48,4 km, sendo que com os três novos trilhos serão adicionados mais 39,8 km de aventura e exploração. O território mirandelense passará a dispor de um total de cerca de 80 quilómetros para a prática de pedestrianismo.
Estes trilhos, devidamente sinalizados, proporcionam a oportunidade de explorar os recursos naturais e culturais de Mirandela, pois permitem um contacto direto com a paisagem, a hospitalidade local, as tradições vivas e o património histórico da região.
O reforço da oferta de percursos pedestres não só contribui para o desenvolvimento do turismo em Mirandela, como também para a valorização e preservação do ambiente natural, estimulando o ecoturismo e a prática de atividades ao ar livre, cada vez mais procuradas por turistas que buscam experiências autênticas e em harmonia com a natureza.
Anualmente, a Câmara Municipal de Mirandela investe cerca de 100 mil euros na realização e dinamização de atividades de passeios pedestres, incluindo a manutenção de trilhos homologados, do caminho de Santiago e do Centro de Cyclin’Portugal.